Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO, COMO SE ORIENTAR DENTRO DO AEROPORTO

No mundo moderno em algum momento você terá que viajar de avião, e podemos te assegurar que não é “um bicho de sete cabeças”.

No Brasil, o número de pessoas que usam o avião como principal transporte de longas distâncias vem crescendo cada vez mais, só em fevereiro de 2023 as empresas aéreas brasileiras transportaram 6,6 milhões de passageiros, segundo a ANAC, um aumento em relação a fevereiro do ano anterior.

Hoje, mais que nunca, a necessidade de chegar mais rápido no destino pretendido se tornou uma grande economia de tempo, ou melhor, um enorme ganho de tempo!

Outro fator é a segurança, que diferente do que muitos possam imaginar, o avião é considerado o transporte mais seguro do mundo.

No Brasil, morreram mais de 33.813 pessoas por acidentes de carro no último ano; mais de 24.642 morreram por acidentes causados por motos; e de avião (envolvendo comerciais, particulares e oficiais do exército e da União) houveram 40 acidentes onde nem todos foram fatais, sendo que nenhum dos acidentes fatais envolviam um avião comercial.

A média de voos por ano são de aproximadamente 951 mil, considerando 2.605 voos por dia, isso tudo apenas no Brasil. A probabilidade de morrer de acidente aéreo comercial é de 0,000017%, ou seja, quase 0.

Então se porventura você tem medo de viajar de avião por causa de acidentes, ou mesmo da morte, saiba que a chance de ser atingido por um raio é maior do que a morte por queda de avião.

Agora que já desmitificamos o medo de avião, é só realizar a viagem dos seus sonhos e ser feliz.

Se essa será sua primeira viagem de avião, ou tem muito tempo que viajou de avião e está querendo se atualizar, neste post vamos te ensinar a se orientar melhor dentro do aeroporto e dentro do avião para não perder tempo.

COMO SE ORIENTAR DENTRO DO AEROPORTO

Primeiramente saiba que os sistemas de orientações funcionam da mesma forma em todos os aeroportos do mundo, ou seja, se você entender de um, vai entender de todos.

Na teoria é muito prático e simples, mas quando você chega no aeroporto existem centenas de placas e direções, pois os aeroportos são enormes, fazendo com que o viajante perca tempo apenas procurando orientação.

Atualmente os sistemas dos aeroportos facilitaram os acessos através do uso da tecnologia, hoje é possível chegar no aeroporto com o check in feito e ir direto para área de embarque.

Então vamos começar com o mais básico, as malas!

Saiba aqui todas as informações sobre os cuidados com a mala de viagem, para não atrapalhar sua viagem. 

Caso você ainda esteja planejando sua viagem e não tem passaporte ainda, comece aqui. 

Caso você não saiba como planejar uma viagem.

Agora que você já sabe quais são os cuidados que precisa ter com as suas malas, como funciona as regras para elas e como pode evitar perrengue na sua viagem por causa delas, podemos seguir.

O aeroporto é dividido em setores (embarque, desembarque, administrativo, ala da polícia federal, setor de manutenção, logística, alimentação, transporte interno, comercial, segurança, e outras dezenas de setores), mas os setores mais comuns aos viajantes são o de embarque e desembarque.

Por isso que para facilitar, as alas de embarque e desembarque são diferentes e separadas uma da outra. Quem vai embarcar (quem chega no aeroporto para pegar um voo) não entra pelo mesmo lugar de quem está desembarcando (chegando de algum voo).

Partindo desse pressuposto, assim que chegar ao aeroporto você vai ser deixado na ala de embarque.

Lá dentro, considerando que já fez seu check in com antecedência, a primeira coisa que irá fazer é despachar as malas (caso seja esse o caso), caso não seja o seu caso, você poderá ir direto para a ala de embarque.

O check in pode ser realizado 24 horas antes do horário do seu voo, então normalmente o seu agente de viagens já te auxilia quanto a isso, assim, quando chegar ao aeroporto, já terá a informação do seu terminal, assento no avião e horário previsto de início de embarque definido.

No caso de despachar malas, assim que chegar no aeroporto, vá em direção a ala da sua companhia aérea com seu check in feito e eles mesmo já irão te orientar na fila. Não esqueça de guardar, como se fosse um documento, o comprovante de despacho de malas, pois se algo acontecer com sua mala, você tem o comprovante.

Se seu voo for nacional (doméstico), o embarque normalmente é no terminal mais próximo. Nas placas de identificação acima de você por todo o aeroporto, verá as direções corretas até seu terminal (em Guarulhos por exemplo, voos domésticos são no terminal 2).

Se seu voo for internacional, normalmente são nos terminais com números maiores (em Guarulhos por exemplo, voos internacionais são no terminal 3), então fique atento a isso, pois assim já elimina diversas dúvidas e já te economiza bastante tempo.

Quando chegar no terminal correto, o primeiro passo é verificar onde é o portão de embarque do seu voo, essas informações ficam em telões espalhados por todo o aeroporto.

Para conferir a informação correta, você vai ver qual é o número do seu voo no seu cartão de embarque, e ler onde está esse mesmo número de voo no telão.

Lá vai aparecer a logo da companhia aérea, o número do voo, o horário previsto e o destino. É bom ficar sempre atento pois se o portão de embarque mudar, o voo atrasar ou for cancelado, vai aparecer neste mesmo telão.

Caso você não saiba o que fazer em caso de voo atrasado ou cancelado, clique aqui e fique por dentro. 

Logo após ver qual é o seu portão de embarque poderá se dirigir até lá, as placas amarelas indicarão para qual direção é o seu portão.

Os portões de embarques são literalmente um portão para dentro do avião, é através desses portões que são acoplados pontes telescópicas, como uma ponte de embarque, por onde os passageiros passam até a porta do avião.

As vezes pode acontecer desses portões estarem muito cheios, e os passageiros são conduzidos por um ônibus de embarque até o avião, e todos sobem através da escada do próprio avião, como fazem em aviões particulares.

De uma forma ou de outra, o embarque será feito de forma normal e totalmente orientada pelos funcionários da companhia aérea.

Feito o embarque, é só procurar seu assento dentro do avião.

COMO PROCEDER DENTRO DO AVIÃO

É regra geral que todo passageiro tem direito a levar uma mala de mão com até 10kg + uma mochila consigo no avião, o restante precisa ser despachada.

Além disso, existem as medidas corretas para a mala de mão dentro da aeronave.

No projeto do avião existem as medidas exatas, tanto dos assentos quanto das cabines para que todas as pessoas possam guardar os seus pertences de forma segura e possa usufruir do seu direito de levar sua bagagem de mão, por isso essas regras precisam ser obedecidas.

Se uma pessoa levar mais que uma bagagem de mão ou uma mala de mão fora das medidas, com certeza ocupará o espaço de outro passageiro levar a sua bagagem, e a vida em sociedade precisa partir do princípio do respeito ao espaço do outro.

Para que essas medidas sejam cumpridas, a ANAC definiu como regra essas medidas, e caso a companhia aérea decida realizar inspeções das malas antes do embarque, e o passageiro estiver com mala fora das regras, ele não poderá entrar no avião com a mala, e a única opção para levar sua bagagem será pagando para despachar.

Confira aqui as regras da ANAC.

Após acomodar a sua mala de mão acima na cabine acima do seu assento, sente na poltrona, coloque a sua mochila embaixo do assento a sua frente e depois o cinto de segurança.

Se tiver acompanhado (a) com criança ou com pessoas mais velhas, após guardar a sua mala, ajude-os a se acomodar para dar espaço para os outros passageiros no corredor também ajustar suas coisas, assim ninguém se atrasa e todos ganham.

Jamais sente no assento de outra pessoa.

Procure prestar atenção nas instruções da tripulação, se precisar peça ajuda imediatamente.

Os banheiros ficam na parte dianteira e na traseira do avião, procure sempre ir ao banheiro mais próximo de você pois em uma possível emergência, será muito mais rápido voltar ao seu assento.

Ao chegar no seu destino, procure entender as instruções da tripulação para o desembarque, as vezes para ajudar na organização, é solicitado aguardar sua fileira ser chamada para desembarcar.

Tente contribuir para que outras pessoas possam seguir com o desembarque, agilizando a retirada da sua mala e seguindo para fora do avião.

O desembarque é um efeito reverso do embarque, normalmente acontece com o corredor acoplado até chegar ao portão, ou pode acontecer também de descer pelas escadas do avião e os passageiros serem conduzidos até o desembarque por um ônibus interno do aeroporto.

O QUE FAZER EM CASO DE ESCALA OU CONEXÃO

No caso de seu voo ter ESCALA em algum outro aeroporto antes de chegar no seu destino, você não precisará descer do avião.

A escala é apenas um pouso temporário e rápido, minutos depois o avião seguirá e o passageiro em escala não precisa se preocupar em sair da aeronave até o seu destino.

Se o seu voo tiver CONEXÃO (o que acontece na maior parte dos voos internacionais), você pode descer do avião e já procurar no telão qual é o terminal e o portão de embarque do seu próximo voo.

O número de voo muda quando o passageiro muda de aeronave, por isso o número do voo que você procurará no telão será o do próximo destino.

Em voos com conexão, para cada número de voo é um check in diferente.

Por isso quando se faz o primeiro check in, no começo da viagem, todos os check ins são feitos de vez, e o viajante receberá um cartão de embarque para cada trecho.

Vá direto para o terminal correto e já fique no portão de embarque, sempre atento as possíveis mudanças nos telões até entrar no avião.

É sempre recomendado não realizar conexão com um espaço de tempo muito curto pois em caso de atraso do primeiro voo, prejudicará o próximo voo.

Há aeroportos muito maiores que o de Guarulhos, em que o terminal é em outra ala do aeroporto, e pode precisar pegar o ônibus interno do aeroporto para chegar a outro terminal.

Fique atento as placas indicativas, e se precisar de google tradutor, use!

Chegando ao portão de embarque, o procedimento é exatamente o mesmo em todos os aeroportos.

Ao chegar no destino final, realize as mesmas orientações de desembarque do avião.

                                                                 

Posso ajudar?