GOLPES E FURTOS NA EUROPA, COMO EVITAR
“ANTTENZIONE PICKPOCKET! ANTTENZIONE PICKPOCKET!”
Essa expressão viralizou na internet, principalmente para quem segue conteúdos relacionados a viagem, o algoritmo do instagram e do Tiktok podem ter apresentado a você um vídeo de uma mulher alertando as pessoas nas ruas da Itália a respeito de furtos por batedores de carteiras.
Essa expressão em português está muito próximo da tradução: “ Atenção, batedores de carteira!”
Aqui no Brasil já estamos acostumados no dia a dia em conferir nossos pertences em locais públicos, sempre colocar a bolsa na parte da frente, e evitando possíveis situações de furtos ou assaltos.
Porém quando viajamos à algum país com o índice de criminalidade baixo, nos sentimos automaticamente mais seguros, e a sensação é de que podemos finalmente relaxar.
Mas lamento informar que não é bem assim, nas principais cidades turísticas na Europa, é muito comum grupos de “batedores de carteiras” aguardando uma boa oportunidade para furtar os pertences dos turistas despreocupados.
Os golpes contra os turistas são uma realidade, e neste post vamos te alertar sobre os principais cuidados e como evitar perrengues.
PRINCIPAIS GOLPES NA EUROPA
Engana-se que o único risco seja o furto da sua carteira despreocupada no meio da rua, em um semáforo, ou em pé em uma fila de um restaurante lotado.
Assim que o viajante chega em qualquer cidade na Europa, uma das primeiras missões é a troca de moedas, e não é incomum indicações de casa de câmbio paralelas, inclusive pela internet, e aí é que está o grande golpe! A falta de conhecimento do viajante é a principal arma utilizada pelos oportunistas nestes casos, e vão desde notas falsas a taxas excessivas.
A opção mais segura será sempre serão as casas de câmbios conhecidas e devidamente registradas pelas organizações financeiras, além do mais, hoje em dia existem os bancos digitais seguros como Nomad; Wise; N26; C6 Bank, com taxas bastante competitivas.
Além do câmbio, o serviço que o viajante também pode precisar bastante, principalmente ida e volta para aeroporto, é o serviço de táxi.
O serviço de táxi está entre os principais golpes na Europa, e eles podem realizar esses golpes no viajante de formas criativas, como adulteração do contador de distância, troco errado (contando que o viajante não esteja acostumado com a moeda local), notas falsas, além de ir pelo caminho mais longo até o destino solicitado no início da corrida.
Outro olhar de cuidado que o viajante deve ter, é com ingressos falsos para entrada de museus e atrações turísticas locais.
Os cambistas também são comuns nos países da Europa, e os valores ofertados dos ingressos podem parecer mais atrativos por estar mais barato que no local oficial, e na hora você pode se sentir uma pessoa espertar por conseguir uma boa barganha, mas no momento da entrada no local, não vai poder usufruir da atração e perder tempo e dinheiro, além claro, da grande frustação.
E os famosos PICKPOCKETS (batedores de carteiras em italiano), assim como o meme viral, são os mais comuns na Europa.
Nós estamos “acostumados” a enxergar que alguém que vai furtar esteja mal vestido diante do padrão social, e não funciona assim nas principais cidades da Europa, existem estratégias para que os crimes seja bem executado.
Normalmente são pessoas bem jovens, beirando a adolescência, andam em grupo, bem vestidas e podem simular situações para facilitar o furto:
– Em grupo, eles (elas) se aproximam de uma pessoa conversando, entre eles, alegremente, em público, e a vítima não percebe as intenções pois normalmente parece apenas ser um grupo de pessoas alegres conversando e brincando uns com os outros, e neste momento um deles encosta “sem querer” na pessoa, e já pede desculpa além de tentar uma conversa casual bem aleatória e é ali que a pessoa perde a carteira;
– Bolsas penduradas em cadeiras de restaurantes de rua;
– Tentativa de vender algo em grupo, usando a estratégia de distração;
– Multidões em shows de artistas de rua;
Esses são os principais cuidados que o viajante precisa ter para realizar uma viagem tranquila e sem nenhum perrengue.
O lugar de viajante é pelo mundo, explorando e sendo feliz! Alguns cuidados são necessários pois lidamos com pessoas ao redor do mundo, e não com o paraíso na terra.
Além disso, nós brasileiros já somos cuidadosos no nosso dia a dia, o que são os PICKPOCKETS contra nós viajantes, não é mesmo?!