CUIDADOS COM A MALA DE VIAGEM, O QUE FAZER E COMO PROCEDER
Pode parecer inofensiva, mas a mala de viagem pode literalmente destruir os planos da sua aventura e até te colocar em uma situação complicada, seja ela com a receita e polícia federal ou até ficar sem roupa no seu destino.
Ao planejar uma viagem, a última coisa a pensar é a mala que até então, o seu objetivo é colocar as roupas, acessórios pessoais, fechar e embarcar com ela, mas é aí que mora o grande perigo.
O Brasil acompanhou a saga das duas brasileiras que foram tirar férias na Alemanha, e acabaram incriminadas por tráfico de drogas e presas por um mês injustamente.
Mesmo que esse caso específico tenha repercutido, não é nada incomum que essas situações e elas de fato acontecem o tempo todo, seja com pessoas saindo ou entrando no país.
Além das que podem incriminar o passageiro, muitas vezes sem culpa, existem outros cuidados que devem ser tomados para não comprometer a sua viagem como: mala quebrada, extraviada ou até aquelas que não chegam no seu destino.
É natural focarmos nos cuidados maiores que são as malas de despache, mas a mala de mão também é um enorme “chama problema” que se o viajante não ficar atento, pode cair em armadilhas.
Atenção à mala que você despacha
Primeiro vamos ao básico, de acordo a ANAC (Agência Nacional de Aviação) as medidas máximas para despachar as malas são de 50 cm de comprimento x 80 cm de largura x 28 cm de altura contando alças e bolsos, e não podem passar de 23kg no total.
Antes de qualquer coisa, se atente as regras da ANAC sobre como e o que pode ser transportado na sua mala:
Regras da ANAC sobre o que é ou não é permitido
Quanto aos cuidados para evitar perrengues, um bom começo é comprar uma mala menos rígida e evitar cores básicas como preto, mas se sua mala for rígida e preta, não se desespere.
Para proteger sua mala de eventuais acidentes e não a receber quebrada ou amassada, você pode protegê-la colocando plástico filme. Existem esses serviços nos aeroportos e ajudam muito, e aqui entre nós, isso também pode ser feito em casa.
Para evitar que a imigração abra sua mala mesmo com plástico filme, é só seguir todas as regras que não terá esse perigo.
Uma outra opção é a capa de proteção de mala, que vende em lojas e na internet, variam entre materiais de pano, plásticos com e sem zíper, entre outros.
Para evitar que sua mala preta seja confundida com outras, procure identificá-la, não somente com a etiqueta pendurada na parte de fora, mas também colocar uma identificação na parte interna da mala. Vale também uma fita ou um adesivo que diferencie sua mala de outras malas semelhantes.
O cuidado de sua mala estar bem identificada vai servir tanto para você reconhecê-la com facilidade, quanto para que outra pessoa não confunda sua mala e carregue ela por acidente.
Um outro cuidado importante que você deve ter: tire fotos da sua mala pronta e aberta ainda em casa e sua mala fechada antes de despachar. Isso vai servir para caso sua mala chegue no destino rasgada, extraviada, quebrada e aberta, você pode recorrer com todas as provas.
Se sua mala chegar na esteira do destino nesse estado deplorável, acione um segurança / fiscal imediatamente e informe que precisa conferir a mala junto com uma autoridade. E com sua munição de provas, poderá recorrer a qualquer eventualidade que possa acontecer.
Mala de mão
As medidas para mala de mão segundo a ANAC são de 25 cm para comprimento, 25 cm para largura e 25 cm para altura incluindo alças, bolso e rodinhas, com o peso máximo de 10kg.
A mala de mão também deve seguir os mesmos cuidados do item que você vai despachar.
Mesmo que você, supostamente, esteja com sua mala de mão todo o tempo, ela pode ser trocada facilmente por um bandido, pode ser parada por estar fora dos regulamentos da ANAC e pode também ser inspecionada em caso de suspeita de materiais não permitidos para embarque no raio x.
Para evitar constrangimentos, confira as regras da ANAC para malas de mão.
A mala de mão é para levar itens pessoais gerais que você julgue importantes e que seriam perigosos quebrar em malas despachadas, ou mesmo que sejam itens de valor como notebooks, materiais de filmagem e afins.
Se você vai despachar bagagem escolha uma peça coringa e coloque na mala de mão para levar com você, pois caso algum imprevisto aconteça com sua mala despachada, você tem uma peça de roupa para “segurar as pontas” até que o restante das coisas sejam resolvidas.
Outros cuidados importantes que você deve ter com sua mala
Para evitar multas, pesquise o que você pode transportar entre fronteiras, qual o valor máximo de compras que você pode fazer, o que precisa ser declarado ou não.
Cada país tem suas regras de fronteiras e o Brasil não é diferente, por isso fique atento no seu retorno de viagem.
Para evitar que sua mala seja aberta pelos agentes de inteligência, evite produtos orgânicos tanto dentro da sua mala despachada quanto em sua bagagem de mão.
Fique atento as regras da ANAC sobre o transporte de líquidos, como eles devem ser transportados e a quantidade permitida.
Jamais deixe suas malas sem supervisão no aeroporto, sempre colocar na sua frente, boa visibilidade e fácil identificação.
Nunca viaje sem cadeado, e se puder opte pelo cadeado TSA.
Mesmo com todos os cuidados com suas malas, imprevisto não agenda perrengue, e a melhor e mais barata forma de garantir a resolução de qualquer situação é com o seguro viagem.