Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

EMERGÊNCIAS DURANTE A VIAGEM, O QUE FAZER

Emergência não vem agendada no planejamento do viajante, e o imprevisto não avisa quando vai acontecer.

Normalmente pensamos nas situações básicas como perda de documentos, ter em mãos números de contatos de familiares, faltar dinheiro ou não viaja sem contratar seguro viagem

Mas as vezes pensar apenas no óbvio, pode não ser suficiente para tirar o viajante de um grande perrengue ou mesmo de um perigo eminente, por isso vamos trazer aqui, o que você deve fazer em casos de emergência durante a sua viagem, e como estar preparado para esses imprevistos.

QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS PERIGOS EM VIAGEM

Os viajantes ficam expostos a imprevistos desde o momento em que compram as passagens áreas, e casos como acidentes, doença, mau tempo, greve e entre outros, podem inviabilizar uma viagem.

Não temos como saber o que vai acontecer, mas também não podemos parar a vida esperando que algo não aconteça, por isso esses assuntos são abordados para que a informação seja a sua maior aliada em todas as situações.

Neste post vamos sair do óbvio, e ir direto a situações mais complicadas.

Saiba aqui os cuidados com sua mala de viagem e evite perrengue. 

Saiba aqui o que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voos

Saiba a importância do seguro viagem em caso de emergência hospitalar.

Casos como:

– Roubo ou furto em viagem;

 É mais comum do que se pensa, o roubo ou furto durante uma viagem pode te deixar sem dinheiro, sem documentos e sem comunicação. O bom é que você tenha contatos de emergência, e principalmente o contato e o endereço da embaixada brasileira no país onde você está visitando, anotado papel e sempre levar no seu bolso, pois no pior dos casos, da própria embaixada você vai conseguir se comunicar com seus familiares e a própria embaixada pode te enviar de volta para o Brasil.

Saiba aqui a lista de contatos e endereços de todas as embaixadas brasileiras.

– Perseguição / Stalker;

 Essa situação pode acontecer com mulheres viajando sozinha, casais ou em família com criança, com o intuito de tentativa de sequestro, furto ou roubo e entre outras coisas, tráfico. Se isso for notado, a melhor opção é acionar a polícia e contar o que está acontecendo, e se por acaso o viajante se ver em fuga, o lugar mais seguro será o aeroporto mais próximo, pois é onde existem centenas de câmeras e áudios em todo o estabelecimento, bem como policiamento 24 horas e análises suspeitas de passageiros dentro do aeroporto a todo tempo.

– Troca incriminatória envolvendo malas de viagem;

Infelizmente essa é uma prática muito comum e centenas de pessoas são vítimas desse tipo de golpe todos os dias. A exemplo disso, a recente história das duas brasileiras que ficaram 30 dias encarceradas na Alemanha, acusadas injustamente de tráfico de drogas encontrados na mala despachada. Por isso, leia esse post com todas as orientações para que isso não aconteça com você. 

CUIDADOS PREVENTIVOS

Os cuidados preventivos em uma viagem está no planejamento, e desde o começo o viajante pode ir tomando as medidas necessárias, para que não fique tudo para cima da hora ou só lembre de algo em caso de imprevisto.

– Seguro viagem;

O viajante pode começar com o seguro viagem, eliminando os imprevistos básicos;

– Anotar informações chaves em papel;

Escrever em papel informações chaves para caso de emergência em viagem, pode ser a única coisa que te reste quando mais nada óbvio parecer funcionar.

– Digitalizar seus documentos;

Deixar seus documentos em nuvem pode te salvar em diversas situações, e mesmo que o viajante esteja sem internet ou comunicação, em qualquer lugar você poderá acessar em nuvem toda a documentação importante.

– Conheça as leis ou regras básicas do país de visita;

No Chile por exemplo, é proibido consumir bebidas alcoólicas em público; no Japão só pode fumar em lugares específicos e jogar lixo no chão é crime; nos EUA o uso da dipirona é proibido, e assim vai…

– Diversificar a forma de levar o dinheiro;

Evite ter apenas uma forma de acessar seu dinheiro, hoje existem diversas plataformas de bancos digitais seguros, com muita facilidade e taxas baixíssimas para viajar de forma segura.

Crie uma conta digital Wise e tenha facilidade e segurança em suas viagens. LINK: https://wise.prf.hn/l/MDYMGpa

Posso ajudar?