Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MULHERES VIAJANDO SOZINHAS, CUIDADOS

O número de mulheres viajando sozinhas pelo mundo tem aumentado cada vez mais, e as brasileiras não ficam para trás. Todos os dias surgem novos perfis de dicas de viagens de mulheres que viajam sozinhas por aí.

O assunto tem tomado uma força tão grande que hoje existem espaço exclusivos para viajantes mulheres, promovendo mais segurança e conforto para as viajantes solo.

Os principais medos das mulheres brasileiras ao pensar em pisar na estrada são:

  • Cultura machista;
  • Medo do desconhecido;
  • Insegurança quanto a sua integridade física;
  • Insegurança quanto a igualdade de gênero em emergência;
  • Medo em relação ao tráfico de pessoas.

Neste post vamos te ensinar quais cuidados tomar em sua viagem solo, e dicas de aplicativos que podem te ajudar nesta jornada.

PARA ONDE VIAJAR

Se você não sabe por onde começar, ou para onde ir exatamente, nós podemos te ajudar com dados baseados em índice de igualdade de gênero, segurança pública e políticas públicas do país em relação proteção as mulheres.

Esses dados são fundamentais para entender como se comporta o país perante o assunto, e como consequência, o destino se torna muito atrativo para viajantes mulheres.

Não tem como cair na estrada sem planejar isso antes da aventura começar.

Seu planejamento deve ser antes da compra das passagens.

O destino deve ser o primeiro passo para a mulher viajante solo pensar, é através dele que saberá onde ficar, quais medidas tomar, melhor época e qual será seu estilo de viagem.

A nossas pesquisas sobre o ranking de países mais seguros para mulheres viajarem sozinhas, se baseou no mais recente do Índice de Paz e Segurança das Mulheres (WPS, sigla em inglês), da Universidade de Georgetown, nos EUA; o relatório de sobre Igualdade de Gênero Global, do Fórum Econômico Mundial; e o Índice da Paz Global (GPI, sigla em inglês), do Instituto de Economia e da Paz:

ESLOVÊNIA, está no topo das pesquisas;

RUANDA, está em sexto lugar no mundo em Índice de Igualdade de Gênero, e no Parlamento, 50% das cadeiras são ocupadas por mulheres, e fica no rank número 01 em igualdade de gênero na política;

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, é pra sair do convencional! Um dos índices mais altos em segurança e igualdade de gênero, o local segue em um dos índices mais altos da região;

JAPÃO, considerado um dos países mais seguros do mundo, o local tem uma política pública muito forte contra violência, há acomodações somente para mulheres e até vagões de trem só para mulheres;

– NORUEGA, o país mais inclusivo da lista, tem ausência de discriminação legal e segurança comunitária das mulheres, é o país com maior igualdade de gênero do mundo.

Esses são rankings com dados e estudos de acompanhamentos anuais, mas agora temos os países seguros por já manter políticas públicas de segurança geral, baixíssimo ou quase zero índice de criminalidade, e são seguros para mulheres que desejam viajar sozinhas:

1- Portugal;

2- Argentina;

3- Chile;

4- Inglaterra;

5- Irlanda;

6- Escócia;

7- Espanha;

8- Holanda;

9- Itália;

10- França;

11- Uruguai;

12- Tailândia;

13- Áustria;

14- Alemanha;

15- República Tcheca;

16- Canadá;

17- Austrália;

18- Bolívia (Salar de Uyuni).

QUAL É O SEU ESTILO DE VIAGEM?

O seu estilo de viagem é mochileira? Vai ficar em hostel, hotel ou airbnb? Vai voluntariar?

O estilo de viagem da mulher que viaja sozinha é importante para saber quais são as medidas que precisará tomar.

Em caso de ficar em hostels, existem os quartos femininos, mistos e masculinos.

A melhor opção para manter a segurança são só quartos onde só dormem as mulheres, assim se sentirá mais à vontade.

No caso de voluntariado, procure ver as opções de quartos femininos, individuais ou se na época que você for ficar no local, haverá outros hospedes masculinos e em quartos mistos.

O importante é que a mulher que viaja sozinha, pode tomar as rédeas do seu planejamento de viagem e tomar as decisões que serão melhores para você mesmo.

Quanto mais detalhes souber com antecedência, mais confortável se sentirá para realizar a sua viagem.

CUIDADOS AO VIAJAR SOZINHA

O primeiro deles é nunca sair dizendo que você está sozinha, para onde pretende ir e que não tem ninguém naquele país por você, sempre limite contar sobre sua estadia no país para qualquer pessoa.

As vezes a sensação de segurança pode aumentar tanto, que a pessoa acha que pode confiar em todos que encontrar.

O fato de o país ser seguro, não quer dizer que não haja pessoas más que também visitam os locais.

As mulheres brasileiras vivem sempre alertas pois o Brasil é um dos países mais perigosos para uma mulher viver, e o fato de viajar para um país mais seguro pode relaxar, mas é sempre bom ter cuidado.

Quando não se sentir à vontade com uma conversa ou com alguém, seja firme que não tem interesse em continuar a conversa e não precisa dar explicações dos motivos.

Nunca esqueça de que você não é obrigada a NADA.

– Tenha o hábito de todos os dias enviar mensagens de onde você estar para seus familiares, contar algo sobre os locais onde você foi e quais são os seus planos para o dia seguinte;

– Se for para um local longe do centro da cidade, onde pode haver pouco comércio, sempre deixe salvo no google maps o caminho de volta para sua hospedagem, pois em caso de ficar em internet, você saberá voltar;

– Cuidado ao pedir informação, procure pedir informação sempre a grupo de pessoas, famílias ou a estabelecimentos comerciais;

– Faça passeios em grupo, e não sozinha com guias;

– Use doleira (uma bolsa que fica por dentro da roupa), para evitar perder dinheiro e documentos;

– Sempre leia as avaliações dos locais que vai visitar e das hospedagens feitas por OUTRAS MULHERES;

Clique aqui para saber o que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voos. 

O que fazer em emergências durante a viagem? 

Dicas sobre chip de internet para viagens. 

A segurança também começa na MALA DE VIAGEM, saiba tudo aqui. 

 

 

 

 

 

 

 

Posso ajudar?