O QUE ACONTECEU COM A 123 MILHAS?
Não se para de falar sobre o que aconteceu com a 123 Milhas nas últimas semanas, e o assunto é realmente sério.
Mas para entender o que aconteceu com a 123 Milhas, é necessário que o viajante saiba como funciona a compra de passagens aéreas com milhas.
Quem não quer viajar barato, não é mesmo?!
As milhas aéreas surgiram como forma de incentivo ao uso dos cartões de crédito, então criaram programas de pontos que acumulam milhas aérea a pessoa pode usar para desconto na compra da sua passagem, ou até viajar sem pagar um único centavo.
Além dos cartões de crédito, as próprias companhias aéreas têm seus próprios programas de pontos para viajar com milhas acumuladas, que assim como os cartões de crédito, tem o objetivo de incentivar a fidelidade de seus clientes.
Porém nem todas as pessoas têm como viajar com frequência para juntar muitos pontos e converter em milhas, e os pontos que o viajante acumula raramente são suficientes para usar, além dos prazos de expiração.
Com isso, foram criados sites que intermediam a transação de compra e venda de milhas, fazendo com que as pessoas que têm milhas possam vende-las a pessoas que querem milhas, e assim todos ganham.
A proposta é ótima e facilita muita gente viajar.
Existe também uma estratégia para viajar ainda mais barato usando as milhas aéreas, que é colocando datas flexíveis, escolhendo um determinado período do ano para viajar, tornando o serviço super baratos para os passageiros.
E é assim que a 123 Milhas fazia para conseguir oferecer promoções abaixo do mercado para os clientes neste perfil.
A empresa é gigante, está sempre no topo do marketing de passagens aéreas, para onde a gente olha, ela está lá, não é mesmo?!
Inclusive gigantes publicidades em aeroportos de grandes circulações, como Guarulhos, e milhões de reais em vídeos promocionais no Youtube.
E aí, que começa a pergunta: O QUE ACONTECEU COM A 123 MILHAS?
Durante a pandemia do COVID-19, o turismo ficou suspenso, as pessoas não viajavam, muita coisa foi alterada, e as passagens aéreas foram uma delas.
Mas prevendo o fim da pandemia, a abertura das fronteiras e o aquecimento do turismo, a 123 Milhas continuou oferecendo esses pacotes promocionais, mas não calculou a demanda.
A procura começou a ficar incompatível com o que era oferecido, e a empresa acabou por suspender o serviço da linha promocional, para o período de setembro a dezembro de 2023, afetando não somente os clientes que já haviam comprado o serviço, mas também os funcionários da empresa.
Com isso, a solução apresentada pela gigante, era reembolso com voucher dentro da própria empresa, ou seja, ficar com saldo dentro da empresa, para uso de serviços da mesma.
Logo, milhares de consumidores foram pedir socorro ao PROCON, além do mais, essa atitude fere o Código do Consumidor, que considera essa prática danosa ao cliente, limitando o uso do seu próprio dinheiro.
Com isso, a quantidade de processos judiciais formou uma grande pilha junto ao setor da 123 Milhas, afetando a sua credibilidade e confiança.
Atualmente a 123 Milhas encontra-se em recuperação judicial, e está correndo prazo para apresentar um plano de recuperação judicial para os seus credores.
O IMPACTO DA 123 MILHAS NO MERCADO DE PASSAGENS AÉREAS
Muita gente foi afetada, e não apenas pessoas que fazem uma ou outra viagem esporadicamente, ou que planejam suas férias flexíveis. Mas gente que até vive de viajar, pessoas que pouparam suas finanças, e acreditaram está fazendo um grande negócio comprando passagens promocionais, em uma grande empresa de confiança.
Mesmo com todo o amparo judicial que o Código do Consumidor e PROCON pode oferecer, não é 100% de certeza de que isso possa ser resolvido para todos. Recentemente, a justiça suspendeu a cobrança de parcelas dos clientes que compraram esses pacotes na 123 Milhas, e que não receberam o serviço. Essa ação foi feita com o objetivo de amenizar a situação para os clientes.
Sabemos que tudo isos afeta não somente a empresa financeiramente, mas também causa um impacto negativo em sua reputação.
É muito comum pensar que onde tem muita gente comprando, ou se algum serviço ou empresa torna-se muito popular, pode ser a certeza de que tudo funciona muito bem, e que é um grande sinal de confiança com seus serviços.
Acontece que nem sempre isso é tão conveniente, ou que esse gatilho possa ser a solução quando algo de fato acontecer, como a 123 Milhas.
Em empresas grandes, é muito comum a deficiência de atendimento, principalmente para situações sérias. Aqui estão algumas delas:
– Conseguir rápido atendimento por alguma situação de problemas com a compra;
– Conseguir atendimento rápido para uma situação imediata;
– Horas no telefone para resolver situações que deveriam ser simples para a empresa;
– Falta de treinamento correto para que os funcionários saibam lidar com todas as situações do setor que está responsável;
– Demora no retorno de resoluções, e prazo longos.
São apenas algumas das situações em que nem sempre é a melhor saída, a compra unicamente em gigantes de serviços.
Quem movimenta de fato, toda massa comercial em todas as áreas, são as pequenas e médias empresas, e sem elas, as grandes não poderia operar.
A Via Trip é uma empresa comprometida com os seus clientes, com atendimento personalizado e humanizado.
Entre em contato conosco, nós estamos prontos para atendê-los!