Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PASSAPORTE BRASILEIRO, COMO FAZER

O passaporte brasileiro é um documento internacional, que pode ser utilizado como documento oficial mesmo dentro do Brasil.

A identificação de uma viajante no passaporte é a comunicação entre os países sobre as pessoas que circulam nas fronteiras, e é através do passaporte que o controle acontece.

E se você está planejando viajar para o exterior, ter o passaporte válido com certeza é o seu primeiro passo.

Todos os brasileiros devidamente registrados civilmente podem solicitar o passaporte e o órgão emissor é a polícia federal do seu estado.

Aqui vai todas as dicas de como fazer o seu passaporte brasileiro passo a passo.

QUAIS SÃO OS PASSOS PARA SOLICITAR O PASSAPORTE BRASILEIRO

Alguns passos gerais para iniciar o processo de solicitação do passaporte brasileiro são necessários, mas antes de mais nada, se certifique que seus documentos pessoais estejam atualizados, como por exemplo, o RG precisa ter sido emitido nos últimos 10 anos.

No geral os passos são muito simples e a lista de documentação, formulário para preenchimento e o agendamento fica no site da polícia federal do seu estado ou no site do governo federal.

A lista de documentos que será preciso, vai depender muito da sua situação na solicitação do passaporte brasileiro, aqui estão algumas delas:

– Se for solicitação de menor precisa ter a documentação dos pais e informar tipo de autorização de viagem;

– Se já teve nome trocado precisa apresentar as certidões de nomes anteriores;

– Se for solicitação de passaporte por brasileiro naturalizado, precisa apresentar o certificado de naturalização;

– Comprovante de votação da última eleição para quem for brasileiro alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos, ou apresentação de multa paga ou da justificativa em caso de não ter votado;

– Apresentação de documento de regularidade militar para homens;

– Se a solicitação de passaporte for para indígena não integrado, precisa ser assistido por um representante da FUNAI.

A lista com as observações completas você pode encontrar aqui. 

Após reunir toda a documentação, o viajante deve preencher um formulário específico da polícia federal para apresentar junto com toda a documentação no dia do agendamento.

Clique aqui para acessar o formulário.

Após preencher o formulário, na própria guia de conclusão, o viajante poderá fazer a emissão do GRU (Guia de Recolhimento da União) em forma de boleto que deverá ser pago até a data de vencimento, e antes do agendamento para entrega da documentação na polícia federal.

O valor atual do GRU para emissão do passaporte brasileiro é R$257,25. Em caso de perda, não apresentação de BO ou não apresentação do passaporte anterior (renovação por vencer o documento), a taxa é de R$ 514,50.

O agendamento pode ser feito por aqui.

Após a fase de entrega da documentação será informado um prazo que pode variar de 6 a 15 dias úteis, mas o viajante pode acompanhar o andamento por este link.

Quando o documento estiver disponível para coleta, é só o viajante conferir suas informações e começar a planejar sua próxima viagem.

Para consultar todas as etapas, informações e formulários, pode acessar o site do governo federal por este link.

 

Posso ajudar?