SEGURO VIAGEM, O QUE É E PARA QUE SERVE
Um dos piores sentimentos, com certeza, é de uma experiência ruim em viagem.
Poderíamos colocar aqui uma lista enorme com possibilidades de imprevistos que podem ocorrer durante uma viagem: gripe, mal-estar intestinal, acidente, dor de dente, bagagem extraviada, tempo ruim e mudança de voo, entre outros. O sentimento na quebra das expectativas que o viajante vive, é imensurável.
Primeiro, nada funciona como um passe de mágica e para isso é necessário eliminar o máximo de possibilidades de sua viagem não sair como você imaginou.
Sim! É possível ter a viagem perfeita, e mesmo que aconteça algum imprevisto é possível contornar, e o nome dessa solução é SEGURO VIAGEM!
O que é seguro viagem?
É um serviço que o viajante contrata em empresas seguradoras, onde se paga, por um valor razoável e até muito menor do que se pensa, para receber assistência no período que durará sua viagem.
Caso haja alguma situação que o viajante necessite usar o seguro viagem, é só entrar em contato com a seguradora e solicitar a assistência.
Na cotação de seguro é importante ficar atento a área de cobertura do serviço que normalmente é dividido por continente, então selecionar a área correta vai te garantir o uso do serviço sem problemas.
Após contratação, o segurado recebe a apólice que deve ficar junto com a documentação pessoal do viajante para eventuais necessidades.
No caso do seguro nacional é opcional, mas em viagens internacionais a maior parte dos países exigem o seguro viagem como item obrigatório, pois a maior preocupação desses países é justamente a assistência médica ao turista.
O seguro viagem pode ser contratado pela internet, e a compra deve ser feita após a certeza das datas de ida e volta da viagem, e deverá ser contratado antes de viajar, jamais tentar contratar seguro viagem após seu voo ou poderá ficar sem o serviço.
Certifique onde o seguro atende no seu destino, se possível consulte como você pode requerer cada serviço e avisar aos familiares como tudo isso funciona em caso de emergências.
Quais as assistências que o seguro viagem cobre?
O seguro viagem pode te auxiliar em diversas situações, desde atraso de voos a acidentes no destino. Seus limites estão no falecimento do usuário, que apesar de ser algo que ninguém quer pensar, todos estamos sujeitos.
No caso de doenças e emergências hospitalares, que normalmente é o mais comum, é o mínimo que é aconselhado no contrato do seguro viagem mas o serviço pode ser contratado de forma personalizada, de acordo a suas necessidades.
- Despesas por atraso de voo;
- Convalescença em hotel;
- Cancelamento da viagem;
- Extravio de bagagem;
- Danos à mala;
- Despesas médicas e hospitalares (DMH);
- DMH por Covid-19, que ainda não é oferecido por todas as seguradoras;
- DMH para a prática de esportes;
- DMH para gestantes;
- Traslado médico;
- Traslado de corpo;
- Regresso sanitário;
- Reembolso de despesas farmacêuticas;
- Despesas odontológicas;
- Fisioterapia;
- Se o viajante necessitar de internação, passagem e hospedagem para o acompanhante;
- Assistência jurídica se acontecer um acidente de trânsito;
- Caso ocorra um acidente de trânsito, a seguradora enviará para o exterior o valor para pagamento de fiança;
- Para o caso invalidez permanente;
- Seguro se ocorrer morte acidental;
- Para perda de documentos, o serviço será responsável por dar orientações.
Quais os benefícios de contratar um seguro viagem?
O seguro viagem é literalmente a garantia que o viajante terá para lidar com as situações adversas que porventura venham a acontecer.
Mesmo que o orçamento da viagem esteja folgado, um tratamento de um único dia pode custar muito caro para um estrangeiro em qualquer país, como por exemplo, nos EUA um dia de internamento chega a 4 mil dólares.
Um pacote de seguro viagem com duração de 30 dias no Japão, pode custar 350 reais, cobrindo despesas médicas de até 30 mil euros, e entre muitas coisas, cobre atrasos de voo, regresso sanitário, acidentes, invalidez, auxilio jurídico e até translado de corpo.
O valor compensa até para destinos nacionais, que o viajante também está sujeito a diversos imprevistos e o valor fica muito em conta.