VISTO ETIAS É ADIADO PARA 2025
Esse assunto está se desenrolando como uma novela, e esse é o mais novo capítulo.
Sim, mais uma vez o visto ETIAS é adiado, e dessa vez será para 2025. Mas para te atualizar de toda a “temporada da novela”, vamos começar do início.
Os brasileiros não precisam de visto ou qualquer autorização no passaporte para entrar nos países da Europa, e graças ao Tratado de Schengen, existe livre circulação entre os países membros e com fronteiras abertas dentro da União Europeia.
Esse ano, a União Europeia anunciou que exigiria uma espécie de autorização eletrônica, que apelidamos carinhosamente de VISTO ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagens), e já seria implementado em 2024.
Os viajantes já começaram a se preparar, porém nas últimas semanas, o Sistema Europeu informou que a exigência foi adiada para 2025.
Além de brasileiros precisarem do visto ETIAS, mais 14 países da América Latina também irão precisar passar pelo mesmo processo. A lista inclui:
– Chile;
– Peru;
– México;
– Paraguai;
– Nicarágua;
– Costa Rica;
– Venezuela;
– Colombia;
– Uruguai;
– Guatemala;
– Argentina;
– El Salvador;
– Horundas.
Os países que irão exigir o visto ETIAS são os do Tratado de Schengen:
Alemanha;
Áustria;
Bélgica;
Croácia;
Dinamarca;
Eslováquia;
Eslovênia;
Espanha;
Estônia;
Finlândia;
França;
Grécia;
Hungria;
Islândia;
Itália;
Letónia;
Liechtenstein;
Lituânia;
Luxemburgo;
Malta;
Noruega;
Países Baixos (Holanda);
Polônia;
Portugal;
República Tcheca;
Suécia;
Suíça.
Como solicitar o visto ETIAS
Antes da sua viagem e com antecedência de pelo mesmo 2 semanas, você deverá preencher um formulário eletrônico, informando os seus dados pessoais e os dados da sua viagem como: quantidade de dias que pretende ficar, hospedagem, se pretende ir a outros países na Europa.
Após isso, vai gerar um custo de 7 euros que deverá ser pago com cartão de crédito ou débito.
Os documentos necessários para o visto ETIAS serão: o passaporte brasileiro válido, endereço de e-mail para receber o retorno da solicitação e as informações do cartão de crédito ou débito que será utilizado para pagamento da taxa.
Além disso, o viajante também precisará informar sobre antecedentes criminais, se em algum momento esteve em zona de conflito e se possui algum problema de saúde.
O resultado da solicitação do visto ETIAS terá a estimativa de retorno de 48h a 72h, porém é recomendado que o viajante tente a emissão com antecedência, pois em caso de precisar resolver alguma pendência com documentos, não passará perrengue de última hora em sua viagem à Europa.
Quando será exigido o visto ETIAS para entrar na Europa?
A exigência do visto ETIAS tem previsão para iniciar em 2024, porém ainda não tem data específica publicada pelos órgãos responsáveis de imigração das fronteiras Europeias.
O formulário de solicitação também será divulgado nos veículos oficiais posteriormente.
Segundo as autoridades de imigração, o primeiro ano de vigência do ETIAS será de adaptação ao sistema e o viajante que não possui o visto eletrônico na entrada do país, não será impedido de entrar. Lembrando que essa exceção só será praticada no primeiro ano de funcionamento do ETIAS.
Leia também:
Como planejar minha viagem a Europa
Quais são os documentos necessários para entrar na Europa a turismo.