Visto Etias para entrar na Europa
Sabemos que até hoje os brasileiros não precisam de visto ou qualquer autorização no passaporte para entrar nos países da Europa, e graças ao Tratado de Schengen, existe livre circulação entre os países membros e com fronteiras abertas dentro da União Europeia.
Mas em 2024 isso está preste a mudar com o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagens), que será exigido no controle de fronteiras ao entrar na Europa.
Esse assunto sobre visto para entrar na Europa já está “rolando” a bastante tempo, e a esperança é que a conversa não fosse para a frente, mas ao que tudo indica, o visto agora vai virar realidade.
O ETIAS é um visto eletrônico exclusivamente para não europeus de determinados países que desejam visitar a Europa dentro da União Europeia, por um prazo máximo de até 90 dias consecutivos, renováveis por mais 90, totalizando 180 dias por ano.
Além de brasileiros precisarem do visto ETIAS, mais 14 países da América Latina também irão precisar passar pelo mesmo processo. A lista inclui:
– Chile;
– Peru;
– México;
– Paraguai;
– Nicarágua;
– Costa Rica;
– Venezuela;
– Colombia;
– Uruguai;
– Guatemala;
– Argentina;
– El Salvador;
– Horundas.
Os países que irão exigir o visto ETIAS são os do Tratado de Schengen:
Alemanha;
Áustria;
Bélgica;
Croácia;
Dinamarca;
Eslováquia;
Eslovênia;
Espanha;
Estônia;
Finlândia;
França;
Grécia;
Hungria;
Islândia;
Itália;
Letónia;
Liechtenstein;
Lituânia;
Luxemburgo;
Malta;
Noruega;
Países Baixos (Holanda);
Polônia;
Portugal;
República Tcheca;
Suécia;
Suíça.
Como solicitar o visto ETIAS
Antes da sua viagem e com antecedência de pelo mesmo 2 semanas, você deverá preencher um formulário eletrônico, informando os seus dados pessoais e os dados da sua viagem como: quantidade de dias que pretende ficar, hospedagem, se pretende ir a outros países na Europa.
Após isso, vai gerar um custo de 7 euros que deverá ser pago com cartão de crédito ou débito.
Os documentos necessários para o visto ETIAS serão: o passaporte brasileiro válido, endereço de e-mail para receber o retorno da solicitação e as informações do cartão de crédito ou débito que será utilizado para pagamento da taxa.
Além disso, o viajante também precisará informar sobre antecedentes criminais, se em algum momento esteve em zona de conflito e se possui algum problema de saúde.
O resultado da solicitação do visto ETIAS terá a estimativa de retorno de 48h a 72h, porém é recomendado que o viajante tente a emissão com antecedência, pois em caso de precisar resolver alguma pendência com documentos, não passará perrengue de última hora em sua viagem à Europa.
Quando será exigido o visto ETIAS para entrar na Europa?
A exigência do visto ETIAS tem previsão para iniciar em 2024, porém ainda não tem data específica publicada pelos órgãos responsáveis de imigração das fronteiras Europeias.
O formulário de solicitação também será divulgado nos veículos oficiais posteriormente.
Segundo as autoridades de imigração, o primeiro ano de vigência do ETIAS será de adaptação ao sistema e o viajante que não possui o visto eletrônico na entrada do país, não será impedido de entrar. Lembrando que essa exceção só será praticada no primeiro ano de funcionamento do ETIAS.